8 de setembro de 2018

Teste / Setembro 2018

Teste sobre a amizade.


Qual o tipo de amigo que você é?


Sabe aqueles testes de revista em que você responde as alternativas, faz o somatório das suas respostas e depois confere o que a pontuação diz sobre o tema tratado? Pois bem, não sei vocês mas eu adorava fazer e sinto falta desse tipo de passatempo, geralmente encontrado em publicações adolescentes.

Sendo assim, deixando as nossas idades reais de lado, todos os meses teremos um desses aqui  e, claro, tratando de temas sérios mas sempre temperando com uma pitada de humor. Então, pegue papel e caneta e seja sincero no nosso teste de setembro, o primeiro de uma série. Ah, e não se surpreenda com o resultado indesejado que ele revelar sobre você. :)

Como fazer o teste?
✎ Leia a pergunta e escolha uma de suas alternativas como resposta.
✎ Anote a pontuação vermelha indicada nos parênteses.
✎ Some a pontuação de todas as respostas e confira o respectivo resultado!

- - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - - -


Sempre ouvimos dizer que, antes de ter um amigo, é preciso "ser" um amigo. Também considero esse o princípio fundamental da amizade, mas nem sempre fazemos jus a essa premissa e, sem querer (querendo), damos uma escorregadinha e não agimos da forma que deveríamos. Mas, como ninguém é perfeito, o negócio é parar um pouco, refletir sobre o assunto e ver onde está pecando e no que se pode melhorar. Garanto que as perguntinhas abaixo vão te ajudar! Então, boa sorte! (Considere nas respostas o seu amigo(a) mais chegado(a))



1. No dia do aniversário dele(a), você:
a) Mesmo que lembre alguns dias depois, sempre dá os parabéns. (10)
b) Nunca se lembra e não se sente mal por isso. (5)
c) Lembra-se do aniversário e faz questão de procurá-lo(a) pessoalmente, sempre que possível. (20)
d) Não deixa o dia passar em branco, nem que seja com um simples SMS. (15)

2. Você chama a mãe dele(a) de tia?
a) É lógico, e isso não demorou a acontecer! (20)
b) Gostaria, mas não me sinto à vontade. (15)
c) Ela não é irmã da minha mãe. Palhaçada isso... (5)
d) Não acho que isso influencie a amizade. (10)

3. Você vê o namorado(a) de seu amigo(a) no maior amasso com outra pessoa. Então, você:
a) Não faz nada, pois, em briga de "marido e mulher" não se mete a colher. (20)
b) Fala com o(a) infiel, dizendo que viu tudo e que fique esperto(a), pois ficará de olho nele(a). (15)
c) Vai correndo contar pro seu amigo(a)! (10)
d) Tenta fazer com que seu amigo(a) pegue o namorado(a) no flagra, armando um plano a la novela das 8. (5)

4. Você sabe o nome completo de seu amigo(a)?
a) Sei apenas nome e sobrenome. (15)
b) Não sei e me sinto mal por isso. (10)
c) É lógico! (20)
d) Não sei e acho que nunca vou conseguir aprender. (5)

5. Na casa dele(a), você se sente à vontade pra abrir a geladeira sem que ninguém autorize?
a) Sim, abro como se estivesse na minha casa. (20)
b) Não me atreveria. (10)
c) Já abri, mas alguém da casa me pediu pra fazê-lo. (15)
d) Nunca cheguei à cozinha da casa. (5)

6. Quando seu amigo(a) está passando por uma fase difícil, você percebe de primeira?
a) Sempre levo um tempo pra notar algo estranho, mas acabo percebendo. (15)
b) É preciso que ele(a) me fale que está mal. (10)
c) Nos primeiros momentos da conversa eu logo percebo. (20)
d) Não percebo nem quando eu mesmo tô mal. (5)

7. Seu amigo(a) te dá um presente que você, de verdade, não gostou. Então você:
a) Agradece, mas faz com que ele(a) perceba que não gostou muito. (10)
b) Recebe o presente, mas no outro dia dá um motivo e pergunta se ele não pode ser trocado. (5)
c) Levando em conta a intimidade, você diz na lata que não gostou. (15)
d) Agradece muito, fazendo de tudo pra não passar seu descontentamento. (20)

8. Você doaria um rim ao seu amigo? (É sério, a pergunta é essa mesmo, até porque, este é um teste profundo.)
a) Situação difícil essa... Mas, como sei que ele faria o mesmo por mim, doaria! (20)
b) Pensaria muito na situação e, quem sabe, talvez acabasse doando. (15)
c) Pergunta capciosa... Mas não vou falar uma coisa que, na realidade, não faria. (10)
d) É meu rim, p#rr@! Cê é louco?! Na, na, ni, na, não! (5)

9. Você iria a um show daquela banda que você detesta, só pra agradar seu amigo(a)?
a) Não conseguiria, seria tortura demais pra mim! (10)
b) Iria, na condição de vir embora no momento em que eu enjoasse do show. (15)
c) Com certeza, por um amigo de verdade, faço o sacrifício. (20)
d) Se ele(a) prometesse que iria comigo aonde eu lhe pedisse, em retribuição, sim! (5)

10. De modo bem figurativo, ao pensar em algo que representasse seu amigo pra você, você pensaria:
a) Num bichinho de estimação (20)
b) Em uma praia ensolarada e agradável (15)
c) Num "porquinho" de juntar moedas (5)
d) Em um celular moderno e caro (10)




DE 50 A 100 PONTOS:
Aê, na boa... Você não presta não! Sério que pensou que eu iria te classificar como algum tipo de amigo aqui? Melhor você pegar seu banquinho e passar de novo na fila de distribuição do senso de humanidade, pois com certeza nesse dia você faltou. Pensar em você mesmo é o seu forte e parece que não faz questão nenhuma de esconder isso. Mas, se dizem que pra tudo se tem conserto, vou ser obrigado a discordar, pois pra você realmente não tem. E sei que não se abalará ao ler isso, pois seu coração é mais frio que o iceberg que, tragicamente, afundou o Titanic.

DE 101 A 150 PONTOS:
Eu sei, você bem que se esforça, né? Sabe que seu amigo(a) é mais amigo(a) do que você e se sente um pouco mal por não ser "pra todas as horas". Mas, calma, calma: seu caso tem solução! Apesar de estar oscilando entre "falsiane" e "colega", você tem potencial pra chegar lá. Repense suas atitudes e, sempre, se coloque no lugar do outro. Uma hora ou outra você vai acabar aprendendo que "ser" amigo é muito mais prioritário do que "ter" um.

DE 151 A 200 PONTOS:
Amigão! ou Amigona! É isso que você é! Sério, me passa teu zap agora, pois preciso te adicionar... É um privilégio pra qualquer um ter um amigo(a) como você. Claro, com uma escorregadinha aqui, outra ali, até porque ninguém é perfeito. Bom senso, atenção e uma boa dose de consideração são o que fazem de você alguém com quem se pode contar sempre. Sério, difícil acreditar que você existe, mas... você existe! E, a propósito, só pra esclarecer, ainda sobre a fila de distribuição do senso de humanidade, quantas vezes você passou por ela? =)

Nenhum comentário:

Postar um comentário