12 de setembro de 2018

Como fazer seu primeiro currículo e se destacar no mercado de trabalho

Você com tudo.com
Como se destacar no mercado de trabalho


Se você é daqueles que acha muito difícil entrar no mercado de trabalho atual, vou dizer uma coisinha pra te 'trazer a real': sim, é realmente difícil, pois não tá fácil pra ninguém! Mas, mesmo que você não tenha tido nenhuma experiência profissional, criar um bom currículo para concorrer à tão sonhada vaga não é tarefa difícil, nem tampouco impossível. Porém, existem alguns detalhes que devem ser observados na hora da elaboração desse importante instrumento profissional.



Além do currículo, uma série de fatores influenciam na imagem que você passa para os futuros empregadores e esses detalhes são fundamentais para que, numa possível seleção, o escolhido seja você. O objetivo deste post é dar algumas orientações básicas sobre o currículo e indicar boas opções de cursos para dar início à construção da sua imagem profissional ou mesmo dar uma repaginada, caso já tenha uma. E o melhor: cursos gratuitos. Então, prepare papel e caneta e tome nota!


Quanto ao currículo:

Tamanho não é documento

Não é um currículo enorme que vai fazer a diferença na hora da decisão, pelo contrário! Quanto mais enxuto ele for, melhor. Até porque os examinadores não têm mais tanto tempo pra ficar analisando páginas e páginas de um mesmo candidato. 


Vá direto ao ponto

Evite informações desnecessárias. Na identificação do seu currículo bastam nome e endereço completos. Não é necessário colocar o número de todos os documentos pessoais; essas informações serão solicitadas pelo departamento pessoal no momento da contratação.

Precisa de foto?
A foto do currículo pode ser dispensada

Não é necessário colocar sua foto no currículo, a não ser que essa seja uma exigência da empresa. O que importa mesmo são as informações acadêmicas e profissionais. Porém, para aqueles que acham mais seguro colocar a foto, recomendo atenção especial quanto a ela. Uma foto em plano americano (dos ombros pra cima), usando roupa discreta, de cores claras, é a escolha ideal.



Como coloco as informações, se nunca trabalhei?

É uma boa pergunta! E vale lembrar que, em algum momento da vida, todos buscaram sua primeira experiência de emprego e, na maioria das vezes, através de um currículo. Então, é 'super possível' e tranquilo.

No seu currículo, devem aparecer:
  • Seus dados pessoais: nome completo, data de nascimento (e não a idade), endereço, e contatos (telefone e e-mail);
  • Sua formação acadêmica: último nível concluído, Instituição em que estudou e ano de conclusão. Caso haja uma habilitação especial, deve ser informada;
  • Cursos que você já realizou.
As referências pessoais (telefones de pessoas para dar informações sobre o candidato) são dispensadas, sendo preferível não colocar.

Agora vem a melhor parte: cursos grátis!

Faça cursos grátis na Escola Virtual do Bradesco

Chegou a hora de indicar um site recheado de cursos de várias áreas, incluindo informática e desenvolvimento pessoal, e todos de ótima qualidade. Falo por experiência própria, pois já realizei alguns deles e gostei muito do material. Trata-se da Escola Virtual do Bradesco, que tem um ambiente próprio para a realização dos cursos e ainda nos concede um certificado ao final dos mesmos.

Então, não perca tempo, clique aqui, realize os cursos do seu interesse e, assim que estiver com seus certificados, finalize seu currículo, incluindo o(s) curso(s)  que você realizou. Vale ressaltar que, dessa forma, você estará agregando muito valor ao seu primeiro instrumento profissional.

E, claro, a internet é um imenso mar de opções. Com alguns minutos de navegação você com certeza encontrará outros sites que também disponibilizam cursos grátis, ou mesmo pagos. Concluindo: não ter tido uma experiência profissional não é mais desculpa pra não se ter um bom currículo. Cabe a você arregaçar as mangas e correr atrás, pois viemos a esse mundo pra isso. Beijone!

Nenhum comentário:

Postar um comentário