22 de setembro de 2018

Seriados 'selfie-service': é só fazer o prato e dar play!

10 séries para assistir comendo

Se você pensou que eu iria começar esse post com "Prepare a pipoca e se ajeite no sofá!", se enganou redondamente. Preciso começar assim: encha seu prato, pegue o suco ou o café e, se possível, já traga a sobremesa. Agora sim: se acomode e dê o play!  (|>)

O título do post pode até ter ficado meio dúbio, mas não tinha forma melhor de listar as séries que vou indicar agora do que sendo bem literal. Não sei pra vocês, mas não tem coisa melhor do que fazer as refeições assistindo a um bom seriado. É claro que um tema bem leve é fundamental, até porque ninguém quer ter uma indigestão, mas o fato é que conheço muita gente que também já se habituou a almoçar ou jantar vendo alguma abobrinha.

Para aqueles que gostam de temas densos e profundos, vale a pena experimentar uma outra modalidade. Ao invés de capítulos longos com tramas  envolventes, as séries, digamos selfie-service, têm no máximo 25 minutos e conflitos que se resolvem no mesmo capítulo. Então, não importa se em uma garfada você perdeu uma fala ou até mesmo um diálogo, na próxima piada você pega o bonde de novo.


A maior parte delas pode ser encontrada nos serviços de streaming, como a Netflix, enquanto as demais devem ser garimpadas em outros sites da internet ou canais pagos. Então vamos a elas? Primeiro vou listar algumas das antigas, daquelas que a gente já viu e sempre que ver novamente, com certeza, vai rir de novo. Anota aí:

1. Arnold


Arnold

Dois irmãos órfãos do Harlem são adotados pelo milionário ancião Phillip Drummond. Arnold e Willis Jackson vivem situações pitorescas envolvendo sua nova vida. Apesar do clima leve, temas importantes são abordados como adoção, preconceito e abuso sexual. É a mais antiga da nossa lista, tendo sido produzida em 1978.

2. Um maluco no pedaço


Um maluco no pedaço

Will Smith nos proporciona situações hilárias nessa comédia dos anos 1990. Vindo da Filadélfia morar na casa de seus tios Vivian e Phillip, Will tenta se adaptar às pessoas e aos hábitos do bairro nobre de Los Angeles, Bel-Air. A série também expõe o conflito de valores vivido pela sociedade americana, principalmente o preconceito racial.

3. Friends


Friends

As aventuras e desventuras de um grupo de seis amigos que vivem no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, em Nova York, é apresentada nessa série de sucesso que contou com dez temporadas. Friends é, até hoje, a série queridinha de uma geração e alçou seus protagonistas ao estrelado, entre eles, a atriz Jennifer Aniston. Foi lançada no ano de 1994.

4. Eu, a patroa e as crianças.


Eu, a patroa e as crianças

Esse quem nunca viu, né? ^^ As trapalhadas de Michael Kyle tentando administrar a patroa, Janet, e os três filhos fazem do seriado uma das melhores comédias de costumes das últimas décadas. A produção, iniciada em 2001, limitou-se a cinco temporadas, o que acho ideal quando o enredo começa a ficar repetitivo.


5. Dois homens e meio


Dois Homens e Meio

A série de 2003 conta a história de um rico compositor de jingles que mora em Malibu, Charlie Harper. Playboy viciado em álcool, apostas e mulheres, seu sossego vai pro espaço quando acolhe em sua casa o irmão recém-separado, Alan, e o sobrinho Jake. Personagens coadjuvantes como a mãe negligente e uma vizinha perseguidora ajudam a tornar a vida de Charlie um verdadeiro inferno.

Dando uma avançada no tempo, vamos ver agora séries mais recentes que apesar de se encaixarem em outras realidades, trazem em si as mesmas características: texto ágil e enredo instantâneo. São elas:

6. Dance Academy


Dance Academy

É incrível como a dança tem o poder de fixar nossos olhos na tela e, inconscientemente, prender a respiração. Se você também pensa assim, vai adorar Dance Academy, série criada em 2010. Em primeira pessoa, Tara Webster conta como foi sua acolhida e seu convívio na Academia Nacional de Dança, na Austrália, onde lidou com os velhos dramas adolescentes: novas amizades, paixonites, inveja e armações.

7. Brilhante Victoria


Brilhante Victória

Esse poderia ser um seriado teen qualquer, mas temos que tirar o chapéu para o compromisso dos jovens atores em arrancar nosso riso. As situações são realmente muito inusitadas, às vezes até constrangedoras. Aviso aos fãs da Ariana Grande: ela tem um papel coadjuvante nessa série também de 2010.

8. Brooklyn Nine-nine


Brooklyn Nine-nine

O detetive abobalhado Jake Peralta e seus colegas da delegacia 99, no bairro do Broolyn, em Nova Iork, tentam resolver suas diligências policiais de forma bem incomum e descompromissada, mas tudo muda com a chegada do novo capitão, o sisudo Raymond Holt. Apesar do humor pastelão, sempre fica aquela vontade de ver mais um episódio. Super recomendo!

9. Unbreakable Kimmy Schmidt


Unbreakable Kimmy Schmidt

Sem dúvidas é um dos mais nonsenses de todos! Pense na situação: uma jovem é mantida num buraco por um suposto fanático religioso, por 15 anos, e ao ser resgatada, decide viver e se virar na cidade de Nova Iork. O humor ingênuo de Kimmy faz com que as tiradas picantes que, volta e meia, são proferidas pelos personagens, sejam prazerosamente perdoadas.

10. Degrassi: Next Class


Degrassi: Next Class

Tudo bem, é mais um seriado adolescente, mas vale a pena ser assistido pelas causas sociais que ele debate, o que o leva a ser até um pouco mais dramático. Drogas, aborto, homoafetividade, xenofobia, doenças crônicas, acidentes e mais um pouco. Mas calma! Vendo assim parece uma tristeza... (rsrsrs) mas tem música, romance e humor.

E aí, já viu algum deles? Já viu todos? :-O Eu e os demais leitores gostaríamos de saber. Deixe seu comentário sobre essa lista ou sugira outros temas pra ver futuramente aqui. Agora é minha vez de teclar... Pause!  (||) Fui...

6 comentários:

  1. Scorpion é muito bom também! Quatro figuras com os QIs mais elevados juntamente com uma "normal" tentam ajudar o FBI a solucionar casos. Muita ação e humor.Bjs

    ResponderExcluir
  2. Ei Jone Arnold é do teu tempo de criança, nos anos 79, que nos sabemos que você nasceu em 1975, com 4 aninhos assistia arnold, que lindinho kkkkkkkk, muito legal!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Num era, filho, nós víamos juntos! Era muito legal... haha :-P

      Excluir
  3. Vc esqueceu de colocar iCarly que você amava Jone

    ResponderExcluir