10 de outubro de 2018

Volte a ser criança com estes...

jogos de tabuleiro


Outubro, mês das crianças. E quem não gosta de, pelo menos por um dia, fingir que as preocupações da vida adulta não existem, ou que podem ao menos esperar? A pureza das crianças é algo que realmente me encanta. Podem estar no maior pé-de-guerra agora e brincando como se nada tivesse acontecido, em menos de cinco minutos.

Pinos e dado

Quem dera se nós, reles seres humanos, pudéssemos crescer assim. Com certeza o mundo não estaria nesse fuzuê em que se encontra hoje. A gente bem que tenta, né? Mas quando chega a segunda-feira... O.o  Bom, o que importa é que estamos aqui justamente pra programar um desses momentos em que deixamos todos esses perrengues de lado e nos permitimos dar aquela relaxada.

Uma ótima alternativa frente a enxurrada de tecnologia a que estamos expostos diariamente são os jogos de tabuleiro. Eles são perfeitos para reunir a galera e passar o tempo com muita diversão e de forma interativa. Nesses jogos o que conta é o calor humano, pois além da disputa, seu adversário amigo está bem ao seu lado. Então, vamos listar agora alguns dos melhores deles? Posso dizer que sou expert no assunto, pois sempre joguei e ainda jogo.

1. Jogo da Vida


Jogo da vida

Vou começar pela opção mais cara. Esse é um dos mais clássicos jogos dessa categoria e do qual quase todo mundo já ouviu falar. Como o próprio nome já diz, você precisa escolher um personagem e viver as etapas da vida com ele. Escolher o curso da faculdade, casar, ter uma carreira.

Há versões mais modernas no mercado que contam com sistema de cartão de crédito e até aplicativo de celular. Esses custam um pouco mais caro, mas a recompensa é que você não precisa ficar contando as notinhas no final do jogo, o que considero algo chato. O Jogo da Vida é indicado pra quem realmente está com tempo livre, pois suas partidas costumam ser bem demoradas.

2. Clue


Clue

Um clássico jogo de detetive. O tabuleiro simula uma grande mansão e cada um dos jogadores deve descobrir entre seis suspeitos, seis armas e nove aposentos, onde e como aconteceu o crime da história. O objetivo é encontrar a solução do crime, ou seja, qual carta de cada uma dessas categorias que foi parar dentro do envelope. Já experimentei e acho que aguça a nossa curiosidade, apesar de não muito dinâmico.


3. Xadrez Chinês


Xadrez Chinês


Quando eu era criança e ganhava aqueles kits de jogos de tabuleiro, ele sempre vinha no pacote. Eu olhava para o tabuleiro, achava estranho e nunca tentava jogá-lo. Até por causa do nome, eu pensava: Ah, isso é coisa pra chinês. E não é que um dia, já na adolescência, me deu na telha de ver como era? Pois, gente, o fato é que eu... gostei! É um jogo para 2 ou 3 pessoas e não precisamos 'queimar a mufa' pra vencê-lo. É perfeito pra passar o tempo de forma despretensiosa.

Sobre o jogo: Cada jogador deve passar suas peças de um lado a outro do tabuleiro, e deixá-las organizadas da mesma forma que estavam do lado oposto, no início do jogo. O divertido é que todos os adversários fazem isso ao mesmo tempo, passando pelo centro do tabuleiro. Fica uma verdadeira bagunça, até que o mais rápido e mais estratégico consegue se encaixar do outro lado.

4. Ludo



Ludo

Agora ele... meu preferido... o Ludo!! (se meus primos e alguns amigos estiverem lendo, acabam de se lembrar que sou o Rei do Ludo!) _o/  Brincadeiras à parte, esse é um dos mais interativos e divertidos de todos que já joguei. É um jogo tipo... a vida, pois você pode ir da glória ao fundo do poço em questão de minutos. E vice-versa.

Seu tabuleiro é em forma de cruz e cada oponente deve dar a volta nele com suas 4 peças (uma por vez) e chegar com todas ao centro, na sua respectiva cor. O revoltante legal é que você pode "comer" as peças do adversário, fazendo-o voltar ao início, ou seja, a partida pode estar rolando a horas e você pode ter que começar tudo do zero!



Morcego desenho




E já que está chegando o dia do Halloween, esses dois últimos são perfeitos para irmos entrando no clima. Fantasmas, druidas, vampiros e cemitérios fazem parte do enredo desses instigantes jogos de tabuleiro. Ah, e nem se preocupe em comprá-los: os dois estão disponíveis para download na internet.
 



5. Phantoms Vortex


Phantoms Vortex


Se você nunca ouviu falar dele, não tem problema, pois é um jogo com regras simples. A diversão vai além da partida em si, já que ele é para montar. Você vai acessar o site onde está hospedado e fazer download do arquivo em PDF. A experiência de brincar com um jogo que você mesmo montou é muito boa e torna tudo mais interessante.

Sobre o jogo: Você controla um dos quatro fantasmas que vagam pelos escombros de um velho templo druida, tentando ser o primeiro a dominar o vórtex que controla o tempo e o espaço.

Para baixar o Phantoms Vortex clique aqui.

6. Grave Digger


Grave Digger


O Conselho da Cidade ofereceu uma polpuda recompensa para o primeiro coveiro que localizar e destruir um vampiro poderoso que se escondeu no cemitério. Achar a tumba certa, se livrar dos fantasmas que atrapalham escondendo as ferramentas e encontrar o vampiro: esse será o árduo trabalhos dos coveiros de Grave Digger. É montar o tabuleiro e chamar a galera!!

Para ver as regras e baixar o Grave Digger clique aqui.

Então é isso, pessoal, na próxima reunião com os amigos ou naquela tarde chata de domingo na casa da avó, já sabe: escolha qual das opções acima vai ser e... mãos à obra! Boa diversão...

2 comentários: