1 de novembro de 2009

O ELEVADOR TRAVOU? SAIBA COMO AGIR SEM COLOCAR SUA VIDA EM RISCO



Todos os dias, principalmente nas grandes cidades, estamos fazendo uso dos elevadores. Mesmo com os modernos sistemas operacionais de hoje, eles podem falhar e travar. Agir da maneira correta vai fazer você passar por esse perrengue sem nenhum trauma ou dano. Confira as dicas que alguns bombeiros passaram no programa Mais Você, da Rede Globo e foram sintetizadas aqui pelo J. O. L.:





NUNCA tente sair pelo buraco ou parte aberta! O procedimento correto é o seguinte: Aperte o botão do alarme, ou o que indica que está avisando alguém. Sente-se num canto. Em caso de descontrole emocional, abaixe a cabeça e feche os olhos, aguarde calmamente que venha o socorro.
Procure lembrar-se que você está trocando tempo por segurança. Não aceite ajuda de estranhos, e nem saia com o elevador aberto pela metade (ele pode subir ou descer de repente). O bombeiro, assim que chegar, vai desligar a chave geral da casa de máquinas e testar com um aparelho se o elevador está parado mesmo e totalmente inoperante. Daí ele avisa o outro bombeiro (via rádio) que faça o procedimento junto à porta do elevador e este (elevador) vai subir, ou descer, completando o ciclo dele e parando em ponto seguro.
Explicaram também que o elevador tem freios, suportes, ganchos, tudo que oferece proteção total, e jamais cai, sem mais nem menos. A pessoa tem que se manter calma mesmo porque tem ar suficiente dentro dele (circulação de ar), e um grupo de pessoas pode ficar ali por várias horas sem problemas! Além disso, ANTES de entrar, sempre olhe se o elevador está parado. ESPERE que as pessoas saiam ANTES de você entrar, e fique atento ao número de ocupantes.

Quando muito cheio, NÃO ENTRE! PORTANTO, se ficar preso, só saia com a ajuda dos bombeiros e não do zelador ou de outras pessoas. E, em caso de incêndio, JAMAIS use o elevador, somente faça uso da escada. Ensine aos seus amigos, você pode salvar uma vida.
* Enviado por Bárbara Kelly

Nenhum comentário:

Postar um comentário